sexta-feira, 29 de abril de 2011

Apesar da constatação de factos menos simpáticos na minha vida e de me andar a sentir em baixo, não resisti a dar uma espreitadela aqui!

É o meu Eu romântico!

E tenho dito

"Se escreves assim é porque falas assim. Se falas assim, é porque pensas ssim. Se pensas assim, é porque pensas como os macacos."


Mário Vargas Llosa



Eu acho os macacos bichinhos bem simpáticos, tá?

Dúvidas

1 - Nós, (e por nós entenda-se o povo da República de Portugal) já percebemos que não somos ingleses e que a monarquia inglesa não nos é nada?


2 - A culpa de tudo o que vai mal no país é dos desempregados? É que assim de repente parece, uma vez que a solução passa sempre por eles... Diminuir o tempo de desemprego nas pensões parece-me de um Estado pouco social, mas como para muitos dos desempregados hoje nem sequer vai haver dinheiro para pagar pensões, se calhar não é assim tão gravoso...

Limitar o tempo de SD a 6 meses, acrescidos de 6 meses de um subsidio social e depois emprego garantia numa autarquia por um salário baixo? Funciona na Alemanha... E por cá? As autarquias vão garantir? Com o dinheiro do orçamento reduzido que têem? E a fazer o quê, uma vez que as autarquias já são redutos de recolha de muitos?


São dúvidas que tenho...

Factos

Ofertas de emprego respondidas em Abril? 68


Respostas recebidas: 1


A dizer que o meu perfil não corresponde ao desejado pela empresa. As outras 67 empresas nem um mail de recepção automático...


Se um dia estiver do outro lado, vou responder sempre.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

Acabei de ler...



"O Erro da Rainha".

Fala da rainha Catarina Howard, 5ª mulher de Henrique VIII. Já todos ouvimos falar deste Rei, da sua crueldade e do seu egoísmo. Ele é muito conhecido pela sua história coma rainha Ana Bolena, que o rei mandou decapitar por uma suposta traição. É também conhecido por ser o pai de Isabel I de Inglaterra, a grande rainha que levou Inglaterra para um reinado glorioso!

As restantes mulheres dele (ele foi 6 vezes casado) são mais desconhecidas, por isso gostei deste livro. O seu desfecho, apesar de ser conhecido desde o inicio, não deixa de nos surpreender. A bela Catarina Howard tem o mesmo destina da sua prima, Ana Bolena, mas não deixa de nos cativar com a sua personalidade simples e ingénua, que acaba por a levar a um afastamento do rei. Não deixa de nos surpreender por ser ao mesmo tempo promíscuo e pura, alguém que tenta sobreviver na corte dos Tudor, alguém que acredita no amor e que pensa que pode fazer a diferença numa época de intrigas e traições. Alguém que por vezes acredita ser dona de si, quando durante a mior parte da sua vida esteve nas mãos dos outros, quando é manipulada a toda a hora e não tem um unico amigo na corte. No entanto apixona-se, entrega-se a um dos mais fiéis amigos do rei! Esse acaba por ser o fim de ambos, às mãos de todos os que os querem ver derrotadas, para ascenderem e terem o seu próprio momento de glória numa corte tão instavél como o estado do tempo em Abril.

Recomendo, porque é uma boa forma de ficarmos a conhecer um bocadinho mais da corte de Henrique VIII. As histórias e as intrigas são muitas vezes ficcionadas, mas diz-nos a autora que as datas e acontecimentos sao reais, tal como o é a descrição da vida na corte! Vale sempre a pena aprender mais um bocadinho.

Uma explicação

Não tenho inspiração, não tenho vontade... Não quero escrever aqui, porque estou incapaz de transmitir alguma coisa a quem me ler... Estou longe do optimismo, da alegria... Estou cada vez mais sem caminho e sinto-me perdida! Preciso de me encontrar, para trazer paz e serenidade à minha vida.

Quando assim for, volto a escrever. Até lá ficam por aqui os livros que vou lendo e mais um ou outro apontamento neste sentido.


Tenho como lema: "deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrei" e deixar os outros um pouco mais felizes do que quando os encontrei e agora não é assim!


Até um dia destes!

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa



Desejo a todos uma boa Páscoa!


Até para a semana!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

1 Ano



Hoje este blog faz um ano... Teve períodos melhores e outros piores... Neste ano muito mudou na minha vida! Uma coisa contínua: sou muito feliz!
Isto apesar dos dias menos bons que se vivem por aqui e dos piores ainda que se adivinham!
Mas é bom ver que durante um ano houve posts divertidos, irónicos, tristes, alegres... Houve despedidas, pessoas importantes que sairam do nosso lado, houve mudanças na vida das pessoas que amo e na minha, houve jantares, festas, passeios!
Houve vida! E isso é o mais importante!



Parabéns "Vicio Diário"!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Depende

« Um velho índio estava a falar com o seu neto e contava-lhe:

" Sinto-me como se tivesse dois lobos a lutar no meu coração. Um é um lobo irritado, violento e vingativo. O outro está cheio de amor e compaixão. "

O neto perguntou:

"Avô, diga-me, qual dos dois ganhará a luta no seu coração?"

O avô respondeu:

"Aquele que eu alimente.»


Esta pequena história vem escrita num saco da Natura (passe a publicidade). E eu resolvi transcrever porque na verdade é mesmo assim: há sempre dois lobos que lutam em nós, o lobo que é mais violento, que tem sentimentos negativos, que é pessimista e depressivo e o outro lobo, aquele cheio de amor e que se recusa a deixar a esperança morrer. Qual deles ganha? Eu espero, do fundo do meu coração (lá mais abaixo ainda do que o que estão os lobos) que ganhe aquele que tem amor para dar, que vê a vida pelo lado positivo e que se recusa a desistir! Porque há dias em que o lobo mau espreita (e não é só à espera do Capuchinho Vermelho)...

Mas eu sei que o posso derrotar, porque todos os dias alimento o meu outro lobo! E esse vai sair a vencer!


Nada disto faz muito sentido? Se calhar até não, mas a verdade é que é assim mesmo!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ide,

... Ide lá ler e vejam se não é mesmo verdade...

Da felicidade

Não sei dizer a felicidade que sinto aqui! É mais do que o que sou capaz de expressar por palavras! É aquela que me rebenta no peito de cada vez que ponho a chave na porta, que rodo e que vejo a nossa casa! É aquela que me faz deitar a cabeça e dormir! É aquela que me faz temer que um dia acabe! É aquela que me faz sentir que não ia viver sem ela! É esta felicidade que sinto que me ajuda a escrever sobre ela em tempos tão difíceis!

domingo, 17 de abril de 2011

Breakfast in balcony


Domingo de manhã...nada como tomar o pequeno almoço ao ar livre :)
Os gatos e o cão portaram-se bem, deixando-nos saborear uma bela refeição matinal e um bom modo de relaxar e de começar bem o resto do dia do fim de semana:)
A Primavera e o Verão lá em casa prometem, respira-se bom ar e alimentado com estes pequenos mimos, o dito ar prolonga-se :)

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Fim-de-Semana


E como estou sem inspiração nenhuma, e como não quero reflectir e como não quero ficar triste nem entristecer ninguém, vim aqui só para desejar um bom fim-de-semana!


quarta-feira, 13 de abril de 2011

Acabei de ler...


Acabei de ler este livro: um livro de história e da História! Da História de uma parte do Séc.XX, aterrorizante, a II Guerra Mundial, e de histórias de pessoas que viveram, amaram, nasceram e morreram nessa altura. São histórias que mostram como continuar a viver, a sorrir, a chorar, a enfrentar o mundo, mesmo quando uma guerra terrível se passa. É um livro que nos mostra que sair de casa todos os dias é possível, em qualquer situação!
Gostei!

A vida!

Há muito tempo que não lia uma história tão bonita e tão dura ao mesmo tempo! É a relaidade da vida!

PS - Encontrei a referência a esta história aqui e não podia deixar de partilhar!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Mais ou menos

Mais ou menos há 11 meses a era assim! Será que agora dizem:"A Carris dá as boas vindas ao FMI"?

Cheia de pena

"Nobre fecha página no Facebook"
Consigo perceber o porquê do fecho da página, de tantas criticas que deve ter suscitado. E se estas são de caractér pessoal, então não há direito de alguém fazer isso, nem é uma demonstração de falta de espirito democrático o encerramento da página. Porque ninguém deve estar sujeito a ofensas pessoais por decisões públicas. São as maravilhas das redes sociais, onde todos podem dar a sua opinião, onde depois as coisas deixam de fazer sentido, onde as pessoas, protegidas por um ecrãn de computador se sentem corajosas para denegrir e para atacar os outros, aquilo que defendem ou que acreditam.

Se eu não fiquei espantada? Não... Deram-lhe a oportunidade de vir a ser a 2º figura da Nação. Ele queria ser a 1ª... Já não é mau! Vai ter voz e vai-se fazer ouvir... Será? Não sei, vamos ver!

Eu votei nele. Se agora vou votar nele? Não... Se no futuro irei votar nele outra vez? tenho algums dúvidas (embora o futuro seja incerto). Se me sinto um pouco "enganada"? Talvez, mas isso não me dá o direito de ofender o Dr. Fernando Nobre.

Desaparecer

Ver alguma coisa desaparecer, aos poucos, alguma coisa na qual trabalhámos, lutámos, nos esforçámos, é muito difícil! E muito difícil acordar de manhã e pensar que é um dia a menos, é muito complicado perceber que as coisas nos passam ao lado, que as informações não são dadas, que o esforço do outro lado é inexistente! É muito mau perceber que quase temos que mendigar uma informação, se queremos fazer alguma coisa bem feita. Neste momento devo dizer que tenho vontade fazer uma analogia, forte e dramática (não quero ofender ninguém que infelizmente tenha passado já pela situação): por mim acabava já com o sofrimento… Ver alguma coisa definhar é muito pior do que saber que é o fim! Que amanhã o dia vai ser diferente, se calhar pior, mas ao menos vamos ter certezas! Assim estou cansada e farta!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Das (In)justiça(s)

Eu tenho um sentido de justiça grande (pelo menos eu acho) e quando me deparo com uma injustiça fico zangada! Esta foi uma das com que me deparei esta semana: protecção de dados. Todos temos direito à protecção da nossa vida privada (incluindo as figuras públicas, que embora estejam sujeitas a uma maior devassa da vida privada, se quiserem podem impedir algumas coisas de serem divulgadas, como é o caso de fotos dos filhos). A nossa lei protege-nos em relação à não discriminação em vários âmbitos. Começa pela CRP (Lei máxima do país) e depois, em cada âmbito esta é reforçada. Também acontece no Direito do Trabalho: o Código do Trabalho, e a Lei protegem-nos contra a discriminação no processo de recrutamento e selecção, bem como depois do contrato assinado. Numa relação de trabalho há nitidamente uma relação entre um mais forte (empregador ou que faz a oferta) e um mais fraco (trabalhador, que procura trabalho) e embora isto também não seja linear, a verdade é que acontece frequentemente (infelizmente cada vez mais) e o nosso Código do Trabalho baseia-se muito nessa diferença, para protecção do trabalhador. Há também as chamadas “empresas de trabalho temporário”, que funcionam como um centro de recolha de ofertas e de procura de candidatos. Essas empresas, se funcionarem bem, são boas porque ajudam quem precisa de empregados e quem precisa de emprego. Têm uma lei que as rege (DL 260/2009 de 25 de Setembro) e regem-se segundo o Código do trabalho e a CRP. Estava eu a procurar ofertas de emprego na internet e deparei-me com este questionário, que quem pretenda responder à oferta, deve preencher e enviar. O preenchimento não vincula nenhuma das partes e não é, de maneira nenhuma, equiparado a um contrato. Os dados pedidos são nitidamente abusivos e ilegais. Violam não só a lei, como a CRP (nomeadamente o art.13º). Que direito há de fazerem isto, de se aproveitarem assim de quem precisa deles para tentar encontrar um trabalho? A empresa em questão não necessita de tudo isto para poder dar acesso à oferta em questão. E só para confirmar o que digo aqui fica um outro questionário de resposta a uma oferta de emprego de uma outra empresa. As empresas não podem, nem devem enviar estes dados ás entidades empregadoras e nemas entidades empregadoras podem fazer questões acerca da situação familiar, só para dar um exemplo... Mandei mail a alertar da situação para a DECO e para a CNPD. Da CNPD obtive resposta, onde me dizem que a empresa em questão não tem registados na CNPD todos os dados que pede na internet e que já foi alertada. E dizem ainda que caso ache os pedidos abusivos posso fazer uma reclamação. Ainda não fiz, mas penso que a vou fazer, porque estas coisas deviam ser vistas e alteradas, para que possa haver um bocadinho mais de justiça nos tempos que correm!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nome de Rua

"NOME DE RUA
Deste-me um nome de rua
Duma rua de Lisboa.
Muito mais nome de rua,
Do que nome de pessoa.

Um desses nomes de rua
Que são nomes de canoa.
Nome de rua quieta,
Onde à noite ninguém passa,
Onde o ciúme é uma seta,
Onde o amor é uma taça.

Nome de rua secreta,
Onde à noite ninguém passa,
Onde a sombra do poeta,
De repente, nos abraça!

Com um pouco de amargura,
Com muito da Madragoa.
Com a ruga de quem procura,
E o riso de quem perdoa.

Deste-me um nome de rua,
Duma rua de Lisboa!"

A minha rua não é em Lisboa, mas é a minha rua... E cada vez gosto mais dela e cada vez a sinto mais como minha, como nossa! Gosta de chegar ao fim da tarde, passear o cão, dar uma volta, apanhar sol, falar com os vizinhos, deixar o cão brincar com um cão vizinho! Gosto de morar onde moro! E gosto desta canção!

E é isto!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

E agora...


Para algo completamente diferente: sabem que existem trufas (que não as de chocolate e café)? Eu já tinha ouvido falar, mas não tinha conhecimento do que era. Fui ver (à wikipédia que é um sitio bom para ter uma visão geral de assuntos que não precisamos de aprofundar) e descobri que as trufas, ou túberas são um género de fungos, uma espécie de cogumelo subterrâneo que podem ter um sabor e aroma muito agradável e que são consumidos pelo homem há mais de 3000 anos!

Aqui é que a "porca torce o rabo" (expressão muito usada na minha zona): há duas espécies de trufas, as brancas e as negras. As brancas são as mais apreciadas e o seu preço pode atingir os 6000 euros - seis mil euros - o quilo!

As trufas negras, porque não têm um sabor e aroma tão acentuado, são mais baratas, podendo custar cerca de 1200 euros - mil e duzentos euros - o quilo!

Estive eu a ver que uma trufa branca de 1/2kl pode custar 3000 euros!

E até há trufas brancas levadas a leilão: em 2009 uma trufa branca de 750 gr foi leiloada por 100mil euros na Itália!


Curiosidade: as trufas brancas não podem ser lavadas com água. Não me perguntem como se lavam, que isso eu não sei...

Estamos à espera de quê para começar a cozinhar com trufas?

Muito bom!

Leiam aqui! Ide ler, ide!

Que...

Linda que é a democracia!

Onde cada um pode dar a sua opinião, desde que não seja ofensivo para ninguém! Onde cada um se pode manifestar, desde que respeite as manifestações dos outros!

Onde todos têm direito a falar, sem com isso sofra represálias!

Acho que foi para isso que os nossos pais lutaram, foi para isso que houve uma revolução!

Nós somos livres de apoiar e dizer o que quisermos, desde que percebamos que os outros podem fazer o mesmo!


Eu não ia comentar, porque acho que se alguém acredita numa coisa, o pode expressar, mas peço que haja respeito pelas crenças contrárias!


E, no momento que atravessamos, é normal haver uma falta de confiança muito grande, uma falta de credibilidade ainda maior da parte dos governantes e que as pessoas estejam descontentes!

Porque estão sempre a querer tapar-nos o sol com a peneira, como se diz!

Há menos desempregados inscritos? Pois há, mas não há menos desempregados reais, só que quem não responde à chamada na hora sai do sistema. São números que contam!

Não há tantos jovens licenciados desempregados? Houve um programa de estágios que integrou uma série deles. E agora, em Junho? Como é que vai ser?

Ah e tal os recibos verdes! E os censos? E a pergunta 32? E a exploração que é trabalhar a recibos verdes? E quando a lei é debatida na AR, quem é que vota a favor? E quem não vota, será porquê?

E os ordenados? Nem vale a pena falar? Vamos viver assim? E para comer? E para transportes? É que o combustível não pára de subir...

E porque há muita gente que não quer trabalhar! Pois há, mas também há muitas entidades empregadores que querem que as pessoas trabalhem 12 horas por dia, recebam o ordenado mínimo, não tenham direito a subsídio de refeição e ainda tenham cara alegre!

Malandros, vivem dos subsídios! Isso é verdade, mas para muita gente, qual é a solução? Pedir? Roubar?

Ah e tal as pensões... Será que dá para viver condignamente com 300 e tal euros? Pagar, casa, água e luz e gás? Já não falo de coisas supérfluas, como internet e TV, porque as boas condições de vida não são para nós... E comida, e medicamentos, e médicos? Todas as pessoas que falam, legislam e afins, sobre isto deviam viver 3 meses com esse rendimento!

Estou revoltada e como vivemos numa democracia posso manifestar-me! Não me importo que comentem, até gosto, mas que o façam com respeito pelos outros e que se lembrem sempre das condições reais de vida das pessoas! Não das leis, não daquilo que se discute, mas de como cada um vive todos os dias!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Rectificação

Pelo que vem aqui escrito as nomeações de que falei ontem, neste post, não foram feitas exactamente assim. Afinal foram feitas por quem de direito e, pasme-se, não foram na véspera da demissão!

Ah, então não há problema!

Do meu ponto de vista, e isto é um espaço meu, a questão principal é a mesma: as nomeações foram feitas e foram feitas à pressa porque se previa este desfecho. Eu, que não sou entendida na matéria, previa que o governo não chegasse ao fim de Março. Eles, que são políticos e que sabem melhor do que ninguém o que se passa, não previam?

Por isso, venho aqui rectificar o que nem sequer fui eu a escrever, limitei-me a comentar, em tom irónico (de quem anda à procura de um trabalho, que tem uma licenciatura verdadeira e que está disposto a trabalhar em coisas completamente distintas daquelas que tem feito, porque o importante é ter dinheiro para viver) uma noticia do jornal. Podia não estar correcta em termos de datas, mas estava correcta em termos de questão de princípios!

É verdade que acho também que os jornalistas deveriam ser isentos e por a questão de forma correcta, porque ela continua a ser uma questão. Devido às datas não passou a ser uma não-questão.


Vamos lá então nomear uns quantos amigos, afilhados, primos, cunhadas ou outros familiares e familiares de familiares, porque a coisa está mal e qualquer dia não o podemos fazer!


Mas como não quero deixar este blog com fama de incorrecto (se é que não está já) e defraudar os meus 5 (ou 6, que é a loucura) leitores venho aqui repor a verdade.


PS - O blog acima indicado é claramente pró, mas mostra imagens do DR.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

E...

uma pessoa inscreve-se onde?

Porque...

Às vezes temos que nos lembrar que a vida também tem momentos destes: momentos em que a sobrevivência fala mais alto e em que se arrisca a vida para salvar outro ser vivo! Porque o Ser Humano é capaz do melhor e do pior! E desta vez é o melhor que aqui vem! http://clix.visao.pt/video-cao-encontrado-no-telhado-de-uma-casa-a-deriva-no-mar=f597308

domingo, 3 de abril de 2011

Futebol



Hoje venho aqui falar de futebol... Tenho algumas coisas a dizer: para começar quero dizer que sou sportinguista, depois quero dizer não queria que o Porto ganhasse na Luz e por fim tenho que dizer que hoje me diverti muito a ver, entre aspas, o jogo no Benfica TV! É melhor do que ir ao cinema! Os comentadores estão muito nervosos, gritam, não são nada imparciais... É lindo! Não percam, porque vale a pena!
O Estádio da Luz neste momento está sem luz nenhuma e em lado nenhum...
Eu acho que se o Porto ganhou, não foi hoje, foi ao longo do campeonato! O Benfica não perdeu hoje o campeonato, foi só mais um jogo de futebol! Devia ser de festa, de alegria e de diversão! Não de medo, de brigas... Enfim, o mundo do futebol mexe comigo! Este ano é para eles, para o ano será para outros, ou não... O importante é o campeonato, os jogos!
Sou uma sportinguista habituada a estas coisas e por isso lido bem com isso! Que me perdoem os leitores (eventuais), mas não vou dar os parabéns ao Porto, Acho que às vezes se ganha outro as se perde, mas não consigo ficar contente pela vitória do Porto!
Em relação ao Benfica, haja fair play, haja saber perder! Acendam as luzes, mostrem que são superiores as essas coisas, que são o "tal clube do coração".
Quanto a mim, cá vou andando à margem! E é uma posição confortável!

PS - O símbolo do Sporting não podia faltar, por gosto pessoal!

PS2 - Estou encandalizada com o que aconteceu hoje antes do jogo! Pessoas que vão à bola descansadas e quando saem deixam de ter carro, para ter um amontoado de vidros partidos e chapa amolgada! Os presidentes do clubes deviam tomar medidas e a FPF também. Que tal castigar os clubes para os adeptos perceberem? Estou indignada!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Oh sócio...

"Sempre estive convencido que o meu percurso académico com 8 anos de frequência universitária e elevado número de cadeiras concluídas, em mais do que um plano de estudos curriculares, correspondesse a um curso superior"
Oh sócio, estou concentradíssima... Aqui a pensar, (por favor não me incomodem), como é que o facto de se andar 8 anos numa faculdade faz com que se termine uma licenciatura! Se eu soubesse dessa lei há uns anos atrás, tinha-me poupado muito esforço, muitas horas de sono perdido e por aí adiante!


E assim vamos, andando e rindo!

Hoje estou...


Furiosa! Passada! Indignada! E outras coisas que agora não vou aqui escrever que este blog pode ser lido por menores (caso tenham paciência para isso)...

Respondi a uma oferta de emprego numa área que me interessa bastante e onde gostava de continuar a trabalhar. Respondo a várias, todos os dias, em áreas que me interessam e outras nem tanto, porque isto de só se fazer o que se gosta/ aquilo para o que se estudou também é chão que deu uvas... Mas estes lamentos ficam para outro dia/post.

Hoje recebi uma resposta, por email, da entidade empregadora, a dizer qual o horário e a esclarecer que de inicio seria uma prestação de serviços (vulgo recibos verdes), para testar as minhas capacidades. Eu, que até tenho umas noções de Direito do trabalho, sei que há um período experimental nos contratos de trabalho, e que portanto esta questão dos recibos verdes para ver o desempenho é uma não questão. Mas enfim, os tempos estão difíceis e a área era interessante, respondi de seguida a dizer que o horário não é problema, mas que queria saber mais em pormenor quais as funções a desempenhar e qual a remuneração. Resposta: "É o ordenado mínimo."

Vamos lá a ver se nos entendemos: o ordenado mínimo, a recibos verdes, para horário até às 23h, em funções de responsabilidade?

Mas será que hoje em dia as entidades empregadoras pensam que fazem um favor a quem responde às ofertas? Acham que podem fazer tudo? Acham que as pessoas estão dispostas a aceitar tudo só porque eles têm uma esmola para dar? Lamento, mas não!

Até posso ter que aceitar o ordenado mínimo um dia destes (não sei o que o futuro me reserva), mas não será com certeza para passar recibos verdes. Até posso trabalhar mais uns meses a recibos verdes (mais uma vez, não sei o futuro), mas não pelo ordenado mínimo e não a desempenhar funções de responsabilidade e de coordenação!

Ainda não foi hoje que a sorte me sorriu, mas há que continuar a tentar!