quarta-feira, 6 de abril de 2011

E agora...


Para algo completamente diferente: sabem que existem trufas (que não as de chocolate e café)? Eu já tinha ouvido falar, mas não tinha conhecimento do que era. Fui ver (à wikipédia que é um sitio bom para ter uma visão geral de assuntos que não precisamos de aprofundar) e descobri que as trufas, ou túberas são um género de fungos, uma espécie de cogumelo subterrâneo que podem ter um sabor e aroma muito agradável e que são consumidos pelo homem há mais de 3000 anos!

Aqui é que a "porca torce o rabo" (expressão muito usada na minha zona): há duas espécies de trufas, as brancas e as negras. As brancas são as mais apreciadas e o seu preço pode atingir os 6000 euros - seis mil euros - o quilo!

As trufas negras, porque não têm um sabor e aroma tão acentuado, são mais baratas, podendo custar cerca de 1200 euros - mil e duzentos euros - o quilo!

Estive eu a ver que uma trufa branca de 1/2kl pode custar 3000 euros!

E até há trufas brancas levadas a leilão: em 2009 uma trufa branca de 750 gr foi leiloada por 100mil euros na Itália!


Curiosidade: as trufas brancas não podem ser lavadas com água. Não me perguntem como se lavam, que isso eu não sei...

Estamos à espera de quê para começar a cozinhar com trufas?

Sem comentários: