terça-feira, 26 de abril de 2011

Acabei de ler...



"O Erro da Rainha".

Fala da rainha Catarina Howard, 5ª mulher de Henrique VIII. Já todos ouvimos falar deste Rei, da sua crueldade e do seu egoísmo. Ele é muito conhecido pela sua história coma rainha Ana Bolena, que o rei mandou decapitar por uma suposta traição. É também conhecido por ser o pai de Isabel I de Inglaterra, a grande rainha que levou Inglaterra para um reinado glorioso!

As restantes mulheres dele (ele foi 6 vezes casado) são mais desconhecidas, por isso gostei deste livro. O seu desfecho, apesar de ser conhecido desde o inicio, não deixa de nos surpreender. A bela Catarina Howard tem o mesmo destina da sua prima, Ana Bolena, mas não deixa de nos cativar com a sua personalidade simples e ingénua, que acaba por a levar a um afastamento do rei. Não deixa de nos surpreender por ser ao mesmo tempo promíscuo e pura, alguém que tenta sobreviver na corte dos Tudor, alguém que acredita no amor e que pensa que pode fazer a diferença numa época de intrigas e traições. Alguém que por vezes acredita ser dona de si, quando durante a mior parte da sua vida esteve nas mãos dos outros, quando é manipulada a toda a hora e não tem um unico amigo na corte. No entanto apixona-se, entrega-se a um dos mais fiéis amigos do rei! Esse acaba por ser o fim de ambos, às mãos de todos os que os querem ver derrotadas, para ascenderem e terem o seu próprio momento de glória numa corte tão instavél como o estado do tempo em Abril.

Recomendo, porque é uma boa forma de ficarmos a conhecer um bocadinho mais da corte de Henrique VIII. As histórias e as intrigas são muitas vezes ficcionadas, mas diz-nos a autora que as datas e acontecimentos sao reais, tal como o é a descrição da vida na corte! Vale sempre a pena aprender mais um bocadinho.

Sem comentários: