quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Eleições

Já foram! Eu sei… Mas como por essa altura as coisas não estavam nada famosas (hoje ainda não estão a 100%) não pude dar aqui a minha douta opinião (presunção e água benta…blá, blá, blá)!
É claro que os resultados não surpreenderam… Pelo menos muito, só um bocadinho… Isto porque tivemos uma “vitória” de um independente (não anarquista, nem contra o Estado, só independente), um resultado muito fraco do candidato apoiado pelo partido do Governo (pergunto-me porque será?), um candidato até agora desconhecido tem mais votos do que o previsto, e de resto nada de novo, foi reeleito o antigo Presidente (como de costume). Os nulos e os brancos davam para alterar o resultado das eleições, mas isso é quase sempre assim e é uma pena. Será que as pessoas não percebem que os nulos e os brancos só jogam a favor do candidato mais votado? Se assim é, das duas uma: ou querem eleger o candidato com mais possibilidades de ganhar e então podem votar nele, sempre tinha uma vitória mais expressiva, ou então não querem esse e poderiam escolher um dos outros, para tentar alterar alguma coisa, ainda que mínima!
A abstenção foi enorme? Pois foi, e se calhar vai subir ainda mais nas próximas eleições. Senão é só pensar um bocadinho: segundo parece, as pessoas que alteraram a residência e foram votar só com o cartão do cidadão, como lhes deve ter sido dito que era possível quando foram tirar o dito, não puderam votar! E foram quantos? Ao certo ainda não percebi, mas percebi que foram muitos! Tentaram e até esperaram, e ninguém lhes ligou. A CNE diz que não é um erra assim tão relevante e o MAI desmente os números. A eleição ficou feita e o presidente candidato é agora só presidente. Eleito com menos ¼ da população votante do país!! Quem quis votar e não pode, se calhar da próxima vez nem tenta. Já deu para perceber que os votos não são importantes!
Eu mudei de residência e quando fui fazer o Cartão do Cidadão disseram-me que o nº de eleitor é automaticamente mudado e basta levar o CC para votar. Mas não fiquei descansada, até porque considero votar algo muito importante, e eu e a Minha Pessoa resolvemos enviar um sms para um nº que constava do site da CNE. Foi logo enviado um sms de volta a dar o local do voto e o nº de eleitor. Ainda bem que o levámos, porque não mesa de voto não havia nenhum leitor de CC, e por isso, sem o nº de eleitor não deveria ser fácil votar.
Mas o acto de votar deveria ser simples e não algo complicado, que temos que tratar com 8 dias de antecedência!
E, na minha humilde opinião, bastava uma pessoa não poder votar para serem tomadas medidas sérias! Estamos ou não numa democracia?

Sem comentários: