sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Rainha Vermelha - Um pouco de História


Acabei de ler este livro! Eu gosto bastante destes livros históricos, que misturam romance, com ficção e dados históricos!
Este fala do inicio da dinastia Tudor, em Inglaterra e da ascensão ao trono de Henrique VII, antecessor do rei de todos conhecido, nem sempre pelas melhores razões, Henrique VIII!
No romance acompanhamos a vida de uma mulher, para muitos uma cínica e ambiciosa mulher que nunca olhou a meios para atingir os fins e para outros, a primeira grande estudiosa de Inglaterra, devota a Deus e com uma vida de luta por aquilo em que acreditava. Para mim ela era uma "bruxa má", egoísta, cínica e capaz de tudo para por o filho no trono. Uma mulher ressentida, que viveu sempre sem amor e se tornou amarga.
Mas para lá do romance e da ficção existem os factos históricos. Vamos então alguns:

Rosa Branca dos Iorque

Rosa Vermelha dos Lencaster

A Guerra das Rosas (1455/1485), assim chamada por causa dos símbolos das casas que estavam em guerra, a Casa de Iorque e a Casa de Lencaster (Casa da nobreza inglesa de onde veio a Rainha Portuguesa Filipa de Lencastre). Os Lencastres consideravam que o trono de Inglaterra era seu por direito real e os Iorques também se consideravam com direito ao trono. Esta famosa guerra 30 anos e começou com a luta contra Henrique VI, foi coroado Eduardo IV, houve o desaparecimento dos chamados "Príncipes das Torres", filhos de Eduardo IV e de Isabel Woodville (considerada na altura uma bruxa capaz de conjurar o tempo para ajudar o marido nas batalhas).
No leito de morte o rei chamou o irmão, Ricardo e pediu-lhe que fosse o regente até o seu filho, Eduardo V, na altura com 12 anos, poder assumir o comando do reino. O rei morreu, o irmão aprisionou os príncipes (Eduardo V e o irmão mais novo, Ricardo, com 9 anos) na torre, longe do alcance da mãe e dos seus apoiantes e os príncipes nunca mais foram vistos. Podem ter sido mortos por pelo rei Ricardo, que depois foi coroado e proclamou que os filhos do irmão eram bastardos, pelo Duque de Buckingham, também ele pretendente ao trono ou pela facção de Henrique Tudor, no exílio na altura, mas com uma mãe ambiciosa e a lutar por ele em Inglaterra, Margarida Beaufort, a última descendente da casa Lencaster.
O fim da Guerra das Rosas deu-se em 22 de Agosto de 1485, com a Batalha de Bosworth Field, entre Ricardo III de Inglaterra e Henrique Tudor, descendente dos Tudor e dos Lencaster. Henrique ganhou, o rei Ricardo III foi morto no campo de batalha e Henrique logo ali coroado como Henrique VII.
Henrique VII casou com Isabel de Iorque, filha de Eduardo IV e Isabel Woodville e uniu assim a casa de Lencaster e a Casa de Iorque sob o mesmo estandarte.

Rosa dos Tudor, que une a Rosa Vermelha dos Lencaster com a Rosa Branca dos Iorque
A dinastia Tudor teve grandes reis, e trouxe um período de relativa paz e prosperidade a Inglaterra!

Reis da Dinastia Tudor:
Henrique VII
Henrique VIII
Eduardo VI
Maria I
Isabel I

Aos Tudor sucesseu a dinastia de Stuart, depois de Isabel I ter morrido sem descendência e ter nomeado Jaime Stuart como seu sucessor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aí está,está-se sempre a aprender! Obrigada por este input:)