quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Manifesto pela Greve

Eu não vinha aqui apelar à Greve, (embora tivesse pensado em fazê-lo), porque cada um é livre de decidir e de pensar por si se deve ou não fazer greve. A greve é um direito constitucional, mas não fazer também é uma opção! Infelizmente essa é uma opção muito seguida, por medo, por comodismo ou simplesmente por pensar que não serve de nada fazer! Mas é a única forma de protesto que posso fazer e vou fazer!


O governo tem que seguir o memorando da Troika! Pois deve ter, mas não haverá maneira nenhuma de o fazer de uma forma mais justa e equilibrada? Eu não sei, mas até a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, também ela do partido no governo, acha que há...

Ao Estado (e ao Governo como seu representante) compete a defesa dos seus cidadãos, quer a nível de forças policiais, quer a nível de vida digna e com alguma qualidade! Neste momento não existe nem uma nem outra! As pessoas têm medo de sair de casa, têm medo de trabalhar à noite em cafés, restaurantes, bombas de gasolina, porque a qualquer altura podem levar um tiro ou ser assaltadas ou ambos! E não há ninguém que as defenda!

Qualidade de vida não há, nem dignidade... Quem quer trabalhar quase que tem que mendigar por um trabalho e quase que tem que trabalhar de graça! Há uma cultura de subserviência (de apresentações quinzenais para quem recebe subsidio, de controlo e exigências) que de nada serve, porque as coisas não mudaram e não vão mudar a continuar nos mesmos moldes! Qualquer dia uma pessoa tem que apresentar o recibo de vencimento e o IRS até para ir ao supermercado! É uma vergonha!

Os contratos de trabalho estão cada vez mais flexíveis e cada vez há mais espaço de manobra para não haver sequer um contrato de trabalho! Os despedimentos são mais fáceis e as pessoas sujeitam-se a viver em situações limites e muitas vezes humilhantes, para não perderem o pouco que recebem ao fim do mês!
Em relação aos recibos verdes (a maior vergonha em termos laborais do país) ninguém sequer fala! Não deve ser conveniente!

Os transportes públicos estão maus e pelos vistos não vão melhorar, o Metro a fechar mais cedo e a carris com menos autocarros não ajuda a que as pessoas possam organizar a sua vida de outra forma e encontrar trabalhos por turnos, por exemplo! Os combustíveis não param de aumentar e são cada vez mais caras as deslocações!


Eu não consigo ver onde isto pode melhorar e por isso, eu que sempre fui pacifica, já fui a manifestações e vou fazer Greve!



1 comentário:

Anónimo disse...

Nada a dizer!