quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Um local a visitar

 Faia
Prado
Ontem fui visitar o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, que fica perto de Mafra, num território próprio, que confina com a Tapada. São cerca de 17ht destinados à protecção e promoção de uma espécie fantástica, mas que infelizmente ainda não é muito bem compreendida pela sociedade: o Lobo Ibérico!
Lá existem 10 lobos, ao cuidado do Grupo Lobo. Estes 10 Lobos estão distribuidos por cercados, aos casais ou sozinhos, consoante o tipo de lobo que estamos a falar. Existem lobos alfa que perderam a sua alcateia e não aceitaram mais nenhum ao pé deles (como é o caso do Prado, com 15 anos), casais de lobos, que vivem juntos (como a Faia e o Soajo, com 3 anos) e lobos solitários porque a sua história de vida não é feliz e eles têm alguma dificuldade em socializar. Existem ainda 2 lobos em quarentena, que é o local para onde vão os lobos que chegam, para ver se está tudo bem com eles e não vão transmitir doenças aos que já lá estão, ou então lobos que têm algum problema, como o caso do Minho, que veio de um cativeiro ilegal, onde esteve preso a uma corrente até aos 7 meses de vida e agora, apesar de ser um lobo saudável fisicamente, tem um problema comportamental que faz com que tenha que se manter longe dos restantes.
Isto tudo e muito mais aprendemos na visita. E tentamos ver algum lobo, se eles nos permitirem! Ontem tivémos sorte, vimos o Prado sentado ao fundo, o Fagus a dormir (é já um lobo idoso, com 14 anos), o Soajo deixou-se vislumbrar entre a vegetação e a Faia, uma loba muito, mas mesmo muito simpatica que acompanhou grande parte da nossa visita!
Descobrimos que a maior causa de morte do lobo ibérico são os atropelamentos, seguida da caça e da defesa de rebanhos. Os incêndios infelizmente também contribuem para colocar em risco este espécie (o incêncio que houve na Tapada de Mafra em 2005 matou a alcateia inteira da Tapada). Esta é uma triste realidade que devemos combater, quanto mais não seja com a divulgação e com a nossa presença no CRLI.
Eu fiquei fascinada! Se puderem não deixem de visitar!

Nota: Infelizmente as minhas fotos não ficaram muito boas (tiradas com o telemóvel e com o gradeamento à frente não dá para ver bem a Faia), por isso não partilho nenhuma! mas vejam o site! Deixo aqui algumas fotos que retirei do site...

2 comentários:

Anónimo disse...

Tens toda a razão, é uma
óptima sugestão, recomenda-se :)Apesar de já conhecer, gostei de lá voltar :)

Caminhante disse...

Fiquei com curiosidade para ir conhecer esses lobos..
Beijinhos