segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

São Valentim

Só por curiosidade pesquisei (num abrir e fechar de olhos, ou melhor, num abrir e fechar de página da wikipédia) alguma coisa sobre S. Valentim, porque isto de comemorar um dia de um santo e não saber nada dele é no mínimo, estranho... Por aqui fica uma curiosidade acerca de S. Valentim!
São Valentim, (ou Valentinus em latim), é um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde celebram o Dia de São Valentim.
Durante o governo do imperador Cláudio II, este proibiu a realização de casamentos no reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, alistar-se-iam com mais facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens atiravam-lhe flores e bilhetes que diziam que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre estas pessoas encontrava-se uma jovem invisual, Asterias, filha do carcereiro, que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois apaixonaram-se e milagrosamente a jovem recuperou a visão. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma coisa que aprendi contigo :)