quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Uma boa surpresa

 vol.I
Depois de alguns meses a ouvir falar destes livros, a ouvir que devia experimentar e a ouvir elogios resolvi "dar uma hipótese ao Sr. Martin" e ler o primeiro volume da Saga "Crónicas de Gelo e Fogo". Estava renitente e a achar que não ia gostar nada. E foi assim que comecei a ler; achava eu que este tipo de livros não eram o meu estilo! Mas na altura tinha uma ideia errada dos livros, "do tipo de livro" que era, só porque normalmente está classificado como "fantástico/ ficção" e eu não sou adepta deste tipo de livro. Mas como estava enganada: é uma epopeia histórica; uma luta pelo poder, pelo trono; uma guerra de irmãos, uma saga de traição e vingança; de lealdade e até de amor. passa-se num universo paralelo, num tempo diferente e tem alguns animais que hoje em dia não fazem parte das nossas vidas. Mas não deixa de ser uma saga histórica, cheia de lutas e de estratégias, cheio de sentimentos! 

As personagens são reais, são vivas: não são bons e maus, são humanos, têm qualidades e defeitos. Se num capítulo nos estão a irritar porque tomam determinadas atitudes, noutro mais à frente estão a emocionar-nos ou a comover-nos com a sua coragem. E isso torna-os próximos de nós! São vulneráveis, morrem e matam, sofrem e ficam magoados, não há super heróis ou magia, apenas seres humanos que acreditam em coisas diferentes. 

Esta é a virtude de George Martin! Leva-nos para um local que não conhecemos e faz-nos sentir de lá! 

Este foi o meu primeiro livro, mas não consegui ficar por aqui, porque queremos sempre ler mais! Vou para o V volume (dos dez já editados) e se não leio todos a seguir é porque estão sempre a aparecer coisas novas que me despertam a atenção! 

Se também acham que não vão gostar, tentem! Não custa e pode ser uma agradável surpresa! 



 vol. II


 vol. III


vol. IV


1 comentário:

Anónimo disse...

Deixas-te com vontade de experimentar! Mesmo curiosa! Agora só preciso é de tempo... bjocas