quarta-feira, 7 de março de 2012

Considerações do dia de hoje

São umas simples considerações para marcar o dia de hoje...

Para começar quero falar do novo mapa de freguesias a ser "desenhado" nestes tempos! Eu percebo ambas as partes. Vivi durante muito tempo num concelho pequeno (daqueles que por enquanto não vão ser afectados), onde a rivalidade não era bem entre freguesias, mas com o concelho vizinho! Por isso percebo que sempre viveu numa freguesia e não quer agora juntar-se com a vizinha, porque sempre houve rivalidade e concorrência, por vezes saudável e outras nem tanto! Mas também percebo que não faz sentido haver duas juntas de freguesia no mesmo edifício.  Se assim é, para quê 2 freguesias? De formação académica (antropologia) sei que a pertença a um grupo é muito importante para a definição de cada um, que a identidade cultural e social é definidora de quem somos, por isso sei que este é um processo delicado, que não devia ser feito tendo em conta o nº de habitantes por freguesia ou a sua dimensão, mas sim socialmente e culturalmente! Mas também sei que as mudanças quase nunca são bem aceites, mas que têm que existir! O que somos hoje a nível de país, nação, concelhos, freguesias foi mudando ao longo da História e essas mudanças servem para redefinir os nossos conceitos de identidade! E como aprendi o território de uma nação nem sempre corresponde ao território de um Estado, por isso o território de uma freguesia não nos deve condicionar a nível de identidade! 

Agora vou falar de animais de estimação, os nossos maiores amigos! Não venho aqui apelar para que todos (os meus 2 leitores...) tenham um, porque quem achar que não tem condições para lhes dar uma vida feliz mais vale não ter! Mas quem achar que pode ter e até hoje nunca teve por comodismo, então não sabe o que perde! Eles são os nossos grandes amigos, que estão sempre ao nosso lado, quer estejamos num dia de tristeza profunda, quer num dia de alegria e contentamento! São eles que nos apoiam e nos ajudam, ronronam e abanam as caudas sempre e protegem-nos e amam-nos e só pedem em troca o nosso amor e os nossos mimos! Eles dão-nos muito mais do que o que nós lhes damos a eles! 
E obrigam-nos a ver que a vida continua, porque mesmo nos dias em que não nos apetece sequer abrir os olhos, eles aqui estão à espera de comida, do passeio e mais importante de nós! 

E continuando no tema amizade mas agora entre humanos! Eu já aqui escrevi muitas vezes acerca da amizade e dos amigos! Agora tenho evitado, porque se calhar não iria dizer coisas tão positivas como já disse e se calhar teria que admitir que a amizade não é bem aquilo que pensava! E chegar a esta idade para perceber isso custa-me! Por isso não vou escrever aquilo que tinha pensado... Fica para outro dia ou outra hora!

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem considerado sim senhora!





PS-Olha que tens mais que 2 :)